Nº DE VISITAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

AS CURIOSIDADES DE EMBU GUAÇU

Minha família é de Embu Guaçu. Minha avó nasceu em Embu Guaçu, meu bisavô nasceu em Embu Guaçu, meu tataravô nasceu em Embu Guaçu e meu tatataravô foi o sertanista que se instalou em Embu Guaçu.

Vou iniciar toda essa trajetória com o meu tatataravô, o sertanista José Pires de Albuquerque. Ele e sua mulher (que dá nome a rua da Câmara Municipal) Emília Pires de Moraes Pedroso chegaram à região que viria a ser a cidade e contemplaram a natureza e a beleza do local. Assim, eles erguem a primeira casa feita de taipas próxima ao Rio Santa Rita e se instalam. Em 1900, com a vinda de imigrantes a vila começa a crescer gradativamente; e em 1920, José Pires constrói a primeira indústria de farinha de mandioca. Tudo isso hoje é de patrimônio da Indústria Química Palquima. Com o tempo, famílias pioneiras como Schunck, Roschell, Creem e Domingues chegam e fazem companhia a família Pires de Moraes. Em 1932, Embu Guaçu é elevado a condição de Vila. Em 1944, é elevado a categoria de Distrito. E em 28 de março 1965, há a emancipação político administrativamente de Itapecerica da Serra, após um árduo trabalho dos emancipadores, como Fioravante Francisco, Alexandre Rodrigues Nogueira (nome homenageado em uma escola estadual da cidade) e Antônio Albuquerque Filho.
O primeiro prefeito da cidade foi José Simões Louro Júnior, que atualmente foi lembrado por seu nome em uma Rodovia. (Veja foto ao lado). Para ver o quadro de prefeitos visite: http://www.embuguacu.sp.gov.br/fotosantigas.html

Quem mora em Embu Guaçu, muitas vezes deve ter passeado na praça Inácio Pires de Moraes. Mas quem foi ele? Para quem nunca viu sequer uma imagem de sua face, olhe ao lado e veja a montagem feita pelo meu irmão (ao lado esquerdo), unindo Inácio à praça que dá o seu nome.
Inácio foi o filho do casal José e Emília Pires. E é meu tataravô. Como referência mais atual, destaco o vereador Luiz Antônio Moraes Krebs, o "Tota da Prefeitura" que é primo de meu pai. Portanto, meu primo de segundo grau.

Os moradores também já devem ter se perguntado quem foi Ivan Braga de Oliveira, que dá nome à praça em frente ao supermercado "Compre Bem" e onde se localiza o Centro Cultural 28 de Março. Pois bem, Ivan foi o sexto prefeito de Embu Guaçu, com mandato em 1983. Veja sua foto ao lado esquerdo.

Outras curiosidades estão elencadas a seguir:
- Embu Guaçu já foi chamada de ilha. Seu primeiro nome foi Ilha de Itararé, pois podia-se perceber a presença de inúmeros rios em volta do local;
- O segundo nome da cidade foi M'Boi Guaçu, nome inspirado no Rio Santa Rita;
- O terceiro e último nome é o que se tornou permanente: Embu Guaçu. Que em tupi-guarani quer dizer "Cobra Grande", nome dado pelos indígenas por causa das curvas que o Rio Santa Rita tinha, como uma grande serpente;
- A Primeira Igreja de Embu Guaçu foi levantada onde atualmente é o Banheiro Público, ao lado do antigo prédio da escola de inglês "Fisk";
- Até novembro de 1997, houve tráfego de passageiros entre Embu Guaçu e Santos;
- Tribos indígenas podem ter vivido na cidade;
- "Per Aspera Ad Astra" (em latim) fala sobre o propósito onde não devem ser medidos os sacrifícios para que a cidade tenha um futuro brilhante, algo que é desejo de seu povo;
- Dom Pedro Villas Boas de Souza, que dá nome a uma escola de Ensino Fundamental, foi um padre que compôs o hino de Embu Guaçu. Foi assassinado a tiros pelo Padre Paulo Antônio Besso nos fundos de sua igreja ainda "de pé" no Jardim Emília. De acordo com o site da CECON Joana D'arc, D. Pedro era homossexual e por este motivo foi morto;
- Embu Guaçu tem uma "favela", o bairro Parque Industrial, conhecido pela "má fama" na cidade. Ao lado esquerdo uma foto do local. (fotografia tirada por mim)

Como pode-se ver um município tem muitas histórias a serem contadas e também a serem descobertas. Em breve, colocarei muito mais aqui no blog "Entrevendo".
Afinal, tenho muito orgulho de ser integrante da família pioneira da cidade, e espero também fazer história em Embu Guaçu.

Fontes Principais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Embu_gua%C3%A7u
http://www.embuguacu.sp.gov.br/historico.html
http://www.embuguacu.sp.gov.br/fotosantigas.html
http://www.embuguacu.sp.gov.br/hino.html
http://www.citybrazil.com.br/sp/embuguacu/historia.htm
http://www.camaraembuguacu.sp.gov.br/historia.htm
http://www.ceconjoanadarc.org/principal.php?idSecao=999

10 comentários:

ola entao por acaso somos parentes de certeza sou neto de brasilia de morais por parte de pai e bisneto de etelvina de morais esposa de jose simoes louro por parte de mae ambos filhos de inacio pires de morais!!!!
tbm sou primo do toninho e do suelo!!!

Olá. Gostaria de saber se vocês conhecem familia de joao pires de albuquerque com parentesco de Izaura Pires de Albuquerque . Eles nasceram aí em embu a minha mãe está a procura dos seus irmãos pois foram separados quando ainda eram pequenos. E ela queria muito ve-los .

ola sou um ex morador da cidade
e sou apaixonado por Embú - Guaçú....

Por favor, deixem alguma forma de contato (como email ou telefone)para maiores informações.

Obrigado,
Narlir Galvão

nossa adorei esse blog. sou moradora de embu guaçu a 15 anos, e amo esse lugar


bjosssss

ola entrando na pagina da prefeitura entre sua pagina muito interesante e cultural ver voce que tem 16 anos se intersar pelo seu municipio muito bom para benz continue asi ja morei em embuguacu nao sabia varia estoria de nosso querido municipio tao penalisado que as pessoa nao conto a verdadeira estoria do municio obrigado parabez pela inciativa

oiii gustavo gostei da sua materia
e eu estou dentro de um projeto pra realizar um livro da cidade de embu-guaçu
se vc puder me ajudar
entra em contato esse e meu orkut lordmassacre@gmail.com

Caro,

Sou consultor técnico do CECON Joana d'Arc e, ao acessar o link do qual vc disponibiliza em seu site, remete ao Wikipedia.
Outrossim, não lembro de nossa entidade ter postado tal comentário.
Neste caso, gostaria de que entrasse em contato para que possamos dialogar.
Grato,

eduardo@ceconjoanadarc.org

meu gostei mais da hora que voce zuou a favela ! vamos tirar aquele povo de la nossa cidade não pode ter favelas valeuuu

Por gentileza, alguém sabe me informar a relação entre José Pires de Moraes e Joana Pires de Moraes ?
A família de meu pai é de Embu-Guaçu, e Joana seria minha bisavó, gostaria de saber se há alguma relação...

Muito Obrigada

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More